Título da Dissertação: INVESTIGAÇÃO DO ESTADO DE OXIDAÇÃO DOS ÍONS EURÓPIO E TITÂNCIO INCORPORADOS NA MATRIZ VÍTREA ALUMINOSILICATO DE CÁLCIO
Nome do Aluno: José Renato Marques Viana
Banca Examinadora: Antonio Medina Neto (orientador)
Jurandir Hillmann Rohling - DFI/UEM
Juraci Aparecido Sampaio - UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro)
Data da Defesa: 20/12/2010
Resumo: Neste trabalho, investigamos a influência da composição do vidro aluminosilicato de cálcio, na formação de diferentes estados de oxidação do terra rara európio (Eu) e do metal de transição titânio (Ti), incorporados neste vidro com a dopagem dos óxidos Eu2O3 e TiO2. Foram preparadas duas séries de amostras com diferentes composições. Em ambas as séries foram mantidas a concentração de dopante fixa, aumentando a concentração de sílica no vidro base. Utilizamos como ferramentas à investigação, técnicas como XANES (Absorção de raios-X próximo a estrutura de borda), espectroscopia de transmissão óptica, espectroscopia fotoacústica, ressonância paramagnética eletrônica, espectroscopia de luminescência, além de medidas de densidade e índice de refração. Os resultados mostram evidências da redução da valência dos íons estudados. Este comportamento foi relacionado à redução no número de oxigênios não ligados na rede, devido ao aumento da concentração de sílica. Além da verificação da mudança na valência dos íons, os resultados obtidos sugerem que para menores concentrações de sílica o Eu divalente ocupa predominantemente sítios com alta simetria e forte interação com o campo cristalino. Por outro lado, os resultados de absorção de raios-X indicam que o Ti(IV), na amostra com baixa concentração de sílica, ocupa principalmente sítios com simetria tetraédrica, enquanto que para maiores concentrações de sílica, há indícios de sítios onde o Ti(IV) é coordenado por cinco oxigênios.

Palavra chave: Termo-opticas, vidros.