:: Dissertação

Título da Dissertação: MODELO TEÓRICO DAS TÉCNICAS DE LENTE TÉRMICA E ESPELHO TÉRMICO COM ACOPLAMENTO TÉRMICO AMOSTRA-FLUIDO
Nome do Aluno: Gustavo Vinicius Bassi Lukasievicz
Banca Examinadora: Luís Carlos Malacarne (orientador)
Tomaz Catunda - USP/São Carlos
Ervin Kaminski Lenzi - DFI/UEM
Data da Defesa: 30/08/2011
Download: Download
Resumo: Neste trabalho apresentamos um estudo teórico das técnicas de Lente Térmica (LT) e Espelho Térmico (ET) resolvido no tempo levando em consideração o acoplamento térmico entre amostra e o fluido. A equação de difusão de calor considerando fluxo de calor na interface amostra-fluido foi resolvida para obter uma solução semi-analítica para a temperatura na amostra e no fluido. A solução encontrada para temperatura, considerando amostras com pequena absorção óptica, foi comparada com o resultado obtido utilizando Método de Elementos Finitos (MEF). Um software que utiliza MEF fornece soluções numéricas para a equação de difusão de calor com condições de contorno realistas impostas pela geometria experimental. Os resultados encontrados por meio de MEF apresentaram ótima concordância com a nossa solução. Verificou-se que a transferência de calor de um vidro padrão para o ar não introduz diferença relevante na mudança de fase do feixe de prova induzido pela amostra quando comparado com a solução sem fluxo de calor. Porém, a contribuição de LT criada pelo ar que circunda a amostra corresponde a aproximadamente 2% do efeito de lente térmica da amostra. Quando água é utilizada como fluido circundante à amostra, um efeito significante de mudança de fase surge tanto na amostra como no fluido.

Palavra chave:Fenômenos Fototermicos. Lente Térmica. Espelho Térmico. Acoplamento Térmico.