:: Dissertação   

Título da Dissertação: INTERFEROMETRIA DE ONDA TÉRMICA COM RADIAÇÃO DA LÂMPADA DE ARCO XENÔNIO: TESTE EM CIMENTO ENDODÔNTICO RÁPIDO
Nome do Aluno: Angela Maria Picolotto
Banca Examinadora: Antonio Carlos Bento (orientador)
Gelson Biscaia de Souza - UEPG
Pedro Pablo González Borrero - UNICENTRO
Mauro Luciano Baesso - DFI/UEM
Data da Defesa: 28/11/2012
Download: Download
Resumo:

A técnica de Radiometria de Ondas Térmicas (PRT) com radiação da luz branca ao  invés da radiação do laser é aplicada no estudo das propriedades térmicas das amostras do Cimento Endodôntico Rápido (CER). Este novo cimento odontológico é composto a partir do clínquer do cimento adicionado ao sulfato de bário (BaS04) e gel emulsificante. As amostras CER são produzidas no departamento de Físico-Química da UNESP/Ilha Solteira e apresentam composição dependente do tamanho dos grãos (peneiradas com 25, 38, 45, 53) µm e estabilizadas com um gel de emulsão (140, 150, 160, 170) µL.  Todos os experimentos referentes às propriedades térmicas destas amostras são feitos neste trabalho via técnica PRT usando a luz branca proveniente da lâmpada de arco  xenônio como fonte de excitação. Os resultados são comparados aos do cimento Trióxido Mineral Agregado (MTA) e apresentam boa concordância com suas propriedades termofísicas. A lâmpada de arco de Xe utilizada foi validada para uso com as  medidas na pasta térmica, cimento Portland e resina epóxi.

Palavras chaves: Radiometria de Ondas Térmicas. Cimento Endodôntico Rápido.    Tamanho de grão. Gel emulsificante. Lâmpada de arco xenônio.