Título da Dissertação: Aplicação da espectroscopia de lente térmica na investigação das propriedades ópticas e térmicas de óleos vegetais comestíveis
Nome do Aluno: Teresinha Aparecida Soares Albuquerque
Banca Examinadora: Mauro Luciano  Baesso (orientador)
Ossamu Nakamura - UFBA
Antonio José Palangana - DFI/UEM
Data da Defesa: 05/04/2002

Os óleos vegetais comestíveis são compostos orgânicos constituídos por cadeias carbônicas longas, cujas propriedades físicas são de grande interesse para a indústria de alimentos, uma vez que se busca qualidade para satisfazer as exigências do mercado consumidor. A Espectroscopia de Lente Térmica (ELT), faz parte de uma família de técnicas fototérmicas que vem mostrando sua potencialidade no estudo das propriedades ópticas e térmicas de sólidos, líquidos e gases extremamente transparentes. Recentemente seu caráter remoto vem sendo explorado para estudos quantitativos das propriedades ópticas e térmicas de materiais em função da temperatura. Neste trabalho a ELT é empregada pela primeira vez para determinar as propriedades ópticas e térmicas de óleos comestíveis. Foram determinados os valores da difusividade térmica e do parâmetro θ, que descreve a amplitude do sinal de lente térmica, em temperatura ambiente e em função da temperatura. Foram realizadas ainda medidas complementares de DSC, absorção óptica, índice de refração e calor específico. Foram utilizadas no estudo amostras dos quatro óleos mais consumidos no Brasil: soja, milho, canola e girassol. Os experimentos de lente térmica foram realizados através da configuração descasada utilizando-se um laser de argônio em 514,5 nm como feixe de excitação e um laser de He-Ne em 632,8 nm como laser de prova. Os experimentos realizados em temperatura ambiente mostraram a ocorrência de efeito fotoquímico durante a iluminação da amostra, que foi maior no óleo de soja, seguido pelo de milho, canola e girassol. Através do ajuste de curvas a partir do modelo teórico da lente térmica foi possível estimar a fração de luz absorvida que foi convertida em efeito fotoquímico. Como conseqüência as propriedades ópticas e térmicas das amostras puderam ser determinadas. Para as medidas em função da temperatura a cubeta com as amostras foi posicionada em um sistema de aquecimento, cuja variação foi de 18ºC à 70ºC. A escolha por este intervalo de temperaturas deve-se ao fato de serem temperaturas fáceis de serem alcançadas no transporte e ou estocagem dos produtos. Observaram-se variações significativas nos valores dos parâmetros medidos, que foram concordantes com o observado a partir das técnicas complementares de calor especifico e DSC. Isto indica a ocorrência mudanças estruturais das amostras induzidas pelo processo de aquecimento. O emprego da ELT para o estudo de óleos comestíveis mostrou-se eficiente e vantajoso, sendo, portanto um novo método de investigação para estes produtos. Os resultados indicam ainda que a referida técnica pode ser aplicada em outros produtos ligados à área de alimentos, tais como sucos de frutas.