:: Tese

Título da Tese:

BIOCOMPÓSITOS DE PENTÓXIDO DE NIÓBIO, HIDROXIAPATITA E βB-FOSFATO TRICÁLCICO: PRODUÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E ESTUDOS IN VIVO COMO SUPORTES ÓSSEOS DENSO E POROSO
Nome do Aluno: TAIANA GABRIELA MORETTI BONADIO
Banca Examinadora: Mauro Luciano Baesso (orientador)
Wilson Ricardo Weinand (DFI/UEM - coorientador)
Antonio Medina Neto  (DFI/UEM)
Luzmarina Hernandes (DCM/UEM)
Luis Carlos Moura Miranda (INPE)
Neide Kazue Kuromoto (UFPR)
Data da Defesa: 03/09/2014
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de biomateriais cerâmicos (densos e porosos), utilizando como matéria prima pentóxido de nióbio e a cerâmica bifásica hidroxiapatita - β-fosfato tricálcico (HAβ), para atuarem como substitutos ósseos. Os compósitos baseados em Nb2O5­ e HAβ foram produzidos via técnicas de metalurgia do pó. Adicionou-se ao Nb2O5 quantidades em volume, entre 10 e 90% de HAβ. Os resultados obtidos por análise térmica diferencial e a avaliação das propriedades físicas e mecânicas dos compósitos sinterizados em 1000 °C apontaram a composição (50%HAβ-50%Nb2O5) como sendo a mais adequada para as aplicações pretendidas. Essa amostra sinterizada em 1000 °C foi caracterizada por diferentes técnicas quanto às suas propriedades físicas, mecânicas e estruturais. Testes in vivo em defeitos de tamanho crítico em calvárias de ratos Wistar demonstraram que o compósito produzido foi biocompatível e apresentou as propriedades de osteocondução e osteoindução. Para a produção de biomateriais cerâmicos porosos (scaffolds) foi necessária uma otimização da temperatura de sinterização do compósito 50%HAβ-50%Nb2O5. Várias temperaturas no intervalo entre 800 e 1150 °C foram testadas e avaliadas por diferentes técnicas. Análises de difração de raios X e espectroscopia Raman mostraram que entre 1000 e 1120 °C as estruturas cristalinas dos materiais são essencialmente as mesmas. Na temperatura de sinterização de 1080 °C todas as propriedades físicas e mecânicas analisadas foram maximizadas de modo que essa temperatura foi a escolhida como sendo a mais adequada para o processamento dos scaffolds. Esferas de lactose foram utilizadas como agente espaçador produzindo no material poros interconectados entre 100 e 200 μm. Os scaffolds se mantiveram mecanicamente estáveis e foram implantados em ratos Wistar. Os testes in vivo demonstraram que o scaffold produzido apresentou uma estrutura tridimensional adequada para a ocorrência de angiogênese. Em conclusão, os resultados deste trabalho mostraram que o compósito Nb2O5-HAβ, tanto na sua forma densa como porosa, apresenta características de um material biocompatível com uma resposta biológica muito boa sendo uma alternativa promissora como material de substituição de tecido ósseo.

Palavras chaves: Biocompósitos, scaffold, regeneração óssea, fosfatos de cálcio, pentóxido de nióbio.