:: Tese   

Título da Tese: CARACTERIZAÇÃO ELETRO-ÓPTICA DE UMA MISTURA LÍQUIDO CRISTALINA, EUTÉTICA, EM DIFERENTES CONFIGURAÇÕES DE CONFINAMENTO
Nome do Aluno: MANOEL MESSIAS ALVINO DE JESUS
Banca Examinadora: Paulo Ricardo Garcia Fernandes (orientador)
Hatsumi Mukai (UEM)
Jean Jacques Bonvent (UMC)
Luiz Roberto Evangelista (UEM)
Suhaila Maluf Shibli (USP)
Data da Defesa: 21/12/2009
Download: Download
Resumo:

Um dos fatores mais importantes na aplicação de cristais líquidos nemáticos (CLN) em mostradores de informação é a faixa de temperatura na qual esses materiais apresentam mesofase líquido cristalina. Essa informação é de valiosa utilidade, pois é por meio dela que se pode determinar o intervalo de temperatura na qual um mostrador comercial deverá funcionar, constituindo, portanto, uma informação de grande valor industrial.
Do ponto de vista da pesquisa básica, compreender as alterações, nas temperaturas de transição nemática - isotrópica, de cristais líquidos confinados em diferentes geometrias de confinamentos, bem como seus mecanismos de transição associados às contribuições das paredes e do volume, constitui uma linha de interesse fundamental em estudos de física de cristais líquidos. Essas alterações e suas causas não têm sido relatadas com a devida preocupação pela literatura, sendo, portanto, uma das motivações do presente trabalho.
Nesse trabalho, foram utilizadas as técnicas de espectroscopia de impedância elétrica e de transmitância óptica de luz polarizada na determinação das temperaturas de transição nemática – isotrópica, do cristal líquido E7 (Merck) em duas condições de confinamento distintas: i) entre duas placas paralelas; ii) e confinado em gotículas micro volumétricas assumidamente esféricas ou elipsoidais. Essas técnicas são relativamente simples e têm sido usadas de inúmeras maneiras, relatadas por meio de vários artigos publicados em diferentes periódicos especializados, o que valida suas funcionalidades. Os resultados mostram que existe uma diminuição sensível, não relatada na literatura (em torno de 4ºC), na temperatura crítica de transição N-I (nemática – isotrópica) do cristal líquido E7 quando confinado em gotas micro volumétricas. Tal alteração não é observada para esse mesmo CL quando confinado entre duas placas paralelas, nem para o CL 5CB, também confinados entre placas paralelas. Nesses casos, a temperatura de transição determinada coincide com aquelas relatadas na literatura. Dessa forma, a técnica de transmitância óptica de luz polarizada e a espectroscopia de impedância elétrica mostram-se rápidas, de custo relativamente baixo e eficientes, na caracterização eletro – óptica de materiais líquido - cristalinos.


Palavras chaves: Cristal Líquido. Propriedades dielétricas. Propriedades opticas.