:: Tese

Título da Tese:

EFEITOS DE ACOPLAMENTO TÉRMICO NAS TÉCNICAS DE LENTE TÉRMICA E ESPELHO TÉRMICO
Nome do Aluno: GUSTAVO VINICIUS BASSI LUKASIEVICZ
Banca Examinadora: Luís Carlos Malacarne (orientador)
Carlos Jacinto da Silva (UFAL)
Eduardo Jorge da Silva Fonseca (UFAL)
Antônio Medina Neto (DFI/UEM)
Marcos Paulo Belançon (UTFPR/Pato Branco)
Data da Defesa: 24/01/2014
Download: Download
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo teórico e experimental do efeito de acoplamento térmico entre amostra sólida e fluido adjacente nas técnicas de Lente Térmica (LT) e de Espelho Térmico (ET). A equação de difusão de calor é resolvida para obter uma solução semianalítica para a temperatura na amostra e no fluido considerando a excitação laser contínua e a pulsada. A equação termoelástica é utilizada para a obtenção da deformação induzida na superfície da amostra. As soluções para a temperatura e a deformação superficial, considerando amostras com baixa absorção óptica (Ae≥100m-1) e com alta absorção óptica (Ae≤105m-1), apresentam ótima concordância com os resultados obtidos por meio de Método de Elementos Finitos (MEF). As soluções são utilizadas para modelar os efeitos de LT e ET, considerando tanto a contribuição da amostra quanto a do fluido. Como resultado, verifica-se que a transferência de calor de uma amostra para o ar não expressa diferença relevante na mudança de fase do feixe de prova quando comparada com a solução sem fluxo de calor, a não ser no caso de amostras extremamente finas. Porém, quando a água é utilizada como fluido circundante à amostra, um efeito significante de mudança de fase surge no feixe de prova devido ao fluido. Resultados experimentais em aço inoxidável imerso em ar e em água são utilizados para demonstrar o potencial da técnica de ET para determinar as propriedades térmicas tanto da amostra quanto do fluido. Uma análise teórica do efeito da forma do pulso laser na técnica de ET é apresentada. Experimentos de ET em vidros ópticos mostram que a técnica é útil na determinação quantitativa da difusividade térmica de materiais com baixa absorção óptica.

Palavras chaves: Lente térmica. Espelho térmico. Transferência de calor. Método dos elementos finitos.