:: Projeto   

Nº Processo: 8395/2007
Título do Projeto: Investigação de propriedades físicas de materiais multiferroicos magnetoelétricos com potencialidades para aplicações em nanoeletrônica
Responsável: Prof. Dr. Ivair A Santos
Equipe: Prof. Dr. Ivair A Santos
Discentes da Pós-Graduação
Data início
(mês/ano):
07/2007 a 03/2010
Financiadores: FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA - Valor aprovado: R$ 18.280,00
Descrição do Projeto:
PROC. Nº 8395/2007 - INVESTIGAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICAS DE MATERIAIS MULTIFERROICOS MAGNETOELÉTRICOS COM POTENCIALIDADES PARA APLICAÇÕES EM NANOELETRÔNICA (Fundação Araucária - PROT 8772 - Programa de Apoio à pesquisa básica e aplicada em Engenharias e Ciências Exatas - chamada 03/2006)

Este projeto apresenta como proposta central à caracterização física de materiais multiferroicos magnetoelétricos com potencialidades para aplicações em nanoeletrônica. Em particular, o BiFeO3 é classificado como um multiferróico ferroeletromagnético (magnetoelétrico) e tem despertado altíssimo interesse tanto de caráter acadêmico quanto tecnológico por apresentar a coexistência dos estados ferroelétrico e ferromagnético, e ainda o acoplamento magnetoelétrico intrínseco em uma única fase. A possibilidade de integração destes materiais às recentes e inovadoras tecnologias de spintronics e magnetoelectronics os torna ainda mais atraentes tanto do ponto de vista acadêmico quanto tecnológico aplicado. Os materiais objetos de estudo deste projeto (cerâmicas avançadas produzidas a partir de pós nanoestruturados) ainda não foram, segundo nossos levantamentos bibliográficos, preparados e submetidos a investigações criteriosas que focalizem principalmente seu caráter ferroeletromagnético, assim como os efeitos advindos do acoplamento magnetoelétrico intrínseco. Sendo assim, amostras cerâmicas dos sistemas de interesse serão preparadas por mecanosíntese em moinho tipo shaker, que é o mais energético entre os moinhos empregados em moagem em altas energias, e através do método cerâmico convencional, visando principalmente a caracterização estrutural, microestrutural, magnética e dielétrica destes óxidos mistos, focalizando suas potencialidades para aplicações em nanoeletrônica.

Palavras chaves:  Cerâmica eletro-eletrônica. Materiais nanoestruturados. Multiferróicos magnetoeleétricos.