:: Projeto   

Nº Processo: 6809/2007
Título do Projeto: Espectroscopia de Lente Térmica para a determinação das propriedades ópticas e térmicas de filmes finos e vidros ópticos em função da temperatura
Supervisor: Mauro Luciano  Baesso
Pós-doutorando: NELSON GUILHERME CASTELLI ASTRATH
Data início
(mês/ano):
01/10/2006  - 30/09/2007
Financiadores: CNPq PROC 154393/2006-1 (Bolsa  de pós-doutorado)
Descrição do Projeto: Resumo
O objetivo deste projeto de Pós Doutorado a ser desenvolvido no Grupo de Estudos dos Fenômenos Fototérmicos do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá, sob a coordenação do Prof. Dr. Mauro Luciano Baesso, é utilizar a Espectroscopia de Lente Térmica para determinar as propriedades ópticas e térmicas de vidros ópticos e filmes finos em função da temperatura.  Como medidas complementares serão utilizadas a Espectroscopia Fotoacústica, a  Calorimetria de Relaxação Térmica e a Interferometria Óptica. O estudo abordará dois aspectos principais que envolvem desenvolvimentos tanto teóricos quanto experimentais, ou seja: 1 - os  parâmetros medidos em altas e baixas temperaturas, como variação de caminho óptico,  difusividade e condutividade térmicas, calor específico e eficiência quântica de fluorência, serão utilizados para se investigar as propriedades ópticas e térmicas dos vidros aluminosilicato de cálcio em termos de sua viabilidade como meio ativo para lasers; 2 - desenvolver, experimental e teoricamente, a técnica de lente térmica para a análise de propriedades térmicas e ópticas de filmes finos. Os dois estudos têm grande relevância atual, e exigirão experimentos com técnicas sofisticadas.  Além disso, o desenvolvimento e testes de modelos teóricos previstos contribuirão para ampliar as linhas de pesquisa do grupo,  beneficiando outros estudantes de Pós-Graduação da  Física da UEM.  

Palavras chaves: lente térmica; espelho térmico; propriedades ópticas e térmicas da matéria condensada; baixas e altas temperaturas.