:: Projeto   

Nº Processo: PROTOC. 41134-FA
Título do Projeto: Estudo da luminescência de vidros aluminosilicatos de cálcio dopados com terras raras e metais de transição
Responsável: Prof. Dr. Antonio Medina Neto
Equipe: Dra. Vanessa Menezes Martins (04/2014 a 02/2015);
Dra. Giselly dos Santos Bianchi (a partir de 04/2015).
Data início
(mês/ano):
02/2014 a 05/2017
Financiadores: FA/CAPES
Descrição do Projeto: PROGRAMA DE BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO (ACORDO FA/CAPES) - Chamada de Projetos 12/2013 e Ato da Diretoria Executiva 142/2013 – modalidade B.
Valor total aprovado: R$ 208.800,00 

Descrição: O desenvolvimento de novos materiais para meio ativo de lasers de estado sólido e como dispositivos fotônicos tem atraído a atenção da comunidade científica. Em particular materiais com emissão na região espectral entre 1,2 a 1,8μm, são de grande interesse para aplicações na área de comunicações ópticas. As dopagens com Er3+ e Tm3+ têm sido muito estudadas devido a sua alta emissão em 1,5 e 1,8 μm, permitindo o desenvolvimento de lasers cada vez mais potentes e eficientes. No entanto, os espectros de absorção e emissão destes íons são compostos de bandas estreitas, dificultando sua utilização em sistemas de banda larga e restringe a região de excitação. Alternativas muito utilizadas são a co-dopagem com diferentes terras-raras e a dopagem com metais de transição, como Bi+ e Ni2+ a, que permite, através da superposição das bandas de emissão e da transferência de energia, solucionar este problema. Aqui propomos o estudo das propriedades espectroscópicas e luminescentes de vidros aluminosilicatos de cálcio (CAS) dopados e co-dopados para o desenvolvimento de novos materiais com possíveis aplicações na área das telecomunicações. Na segunda etapa propomos o estudo de novos materiais para utilização como fontes de luz branca. Hoje o WLED mais comum utiliza como material luminescente Ce:YAG, mas espectro deste não é considerada a luz branca ideal. O intuito de desenvolver materiais mais adequados é um de nossos objetivos dando continuidade ao estudo em andamento no grupo, que envolve a produção e caracterização de vidros CAS dopados com terras-raras e metais de transição.

Palavra Chave: Vidro Aluminosilicato, Luminescência, propriedade termo-óptica.