:: Projeto   

Nº Processo: 3371/2005
Título do Projeto: Núcleo de desenvolvimento de tecnologia avançada para a inovação em certificação de qualidade na área de agronegócios
Responsável: Prof. Dr. Mauro Luciano Baesso
Equipe: Integrantes do DFI:
Prof. Dr. Antonio Carlos Bento
Prof. Dr. Antonio Medina Neto
Prof. Dr. Maurício Antonio Custódio de Melo
Prof. Dr. João Mura
Prof. Dr. Paulo Roberto Borba Pedreira
Prof. Dr. Paulo Toshio Udo
Prof. Dr. Wilson Ricardo Weinand
E demais integrantes de outros departamentos da UEM
Data início
(mês/ano):
12/2004 a 12/2009
Financiadores: SETI  - FUNDO PARANA - Valor aprovado: R$ 300.230,00; FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA - Valor aprovado: R$ 340.000,00
Descrição do Projeto: PROC  3371/05 - Núcleo de desenvolvimento de tecnologia avançada para a inovação em certificação de qualidade na área de agronegócios  (Convênio SETI - FUNDO PARANÁ)

O objetivo deste projeto é implementar na UEM um núcleo de desenvolvimento de técnicas inovadoras para a análise e conseqüente certificação de qualidade na área de agronegócio. A criação deste núcleo vem responder à demanda regional nesta área já previamente diagnosticada por entidades da área de agronegócio. Este núcleo envolverá um grande número de pesquisadores de diferentes áreas com comprovada experiência nos temas propostos. De imediato teremos: 1) A implantação do laboratório de referência para a determinação de umidade de grãos; 2) O desenvolvimento de novos métodos de óptica avançada via laser e infravermelho, e fluorescência de raio X para a detecção de metais pesados e agrotóxicos na água, no solo, em alimentos in natura e processados e em ração animal. 3) O desenvolvimento de novos métodos para a detecção de fungos em alimentos; 4) O desenvolvimento de novos métodos para avaliação da composição e qualidade dos alimentos. Trata-se de um projeto inovador que trará benefícios para a área de agronegócio, que é uma das mais importantes atividades econômicas de nosso Estado. As cooperativas agrícolas, as indústrias de alimentos e os órgãos públicos poderão beneficiar-se com novos métodos para a avaliação da qualidade dos alimentos comercializados. O núcleo permitirá o aumento da oferta de insumos e produtos agroindustriais certificados, contribuindo para tornar o Paraná um centro de referência para a certificação da conformidade. Nossa região será com certeza beneficiada, uma vez que este é um dos mais importantes setores da economia local. A parceria com o Tecpar, já em discussão, poderá viabilizar a transferência das tecnologias desenvolvidas e ainda integrar o núcleo aos sistemas internacionais ou regionais de certificação.

Objetivos específicos:
. Implantação do laboratório de referência para a determinação de umidade de grãos (LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA AVANÇADA NA UEM)
. Desenvolvimento de novos métodos de óptica avançada via laser, infravermelho e fluorescência de raios X para certificação de qualidade;
. Desenvolvimento de novos métodos para a detecção de fungos em alimentos in natura e processados;
. Desenvolvimento de novos métodos para avaliação da composição e da qualidade dos alimentos in natura, processados e da ração animal.

Palavras chaves: Desenvolvimento de padrões. Inovação de Certificação. Proteção da vida. Segurança Alimentar.