:: Projeto   

Nº Processo: 301/2006
Título do Projeto: FINEP - Rede Integrada de Biotecnologia Aplicada ao Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar no contexto do Agro-Negócio Paranaense *
Responsável: Prof. Dr. Mauro Luciano Baesso
Equipe: Prof. Dr. Mauro Luciano Baesso
Docentes de outros Departamentos da UEM
Discentes da Pós-Graduação em Física
Data início
(mês/ano):
01/01/2006 a 13/02/2012 
Financiadores: FINEP
Descrição do Projeto: Rede Integrada de Biotecnologia Aplicada ao Desenvolvimento Sustentável de Agricultura Familiar no contexto do Agro-Negócio Paranaense - BIOGROPAR.
Proc.301/2006 - convênio 2025 - Proc.1663/05-FINEP (Res.081/2007-CAD)
Valor aprovado no PR: R$ 2.493.831,00 no Paraná; na UEM:  R$ 660.000,00

O objetivo do projeto é o desenvolvimento de tecnologias avançadas para a inovação em certificação de conformidade e diagnóstico de doenças em produtos agropecuários. Pretende-se implementar uma rede integrada multi-institucional (rede BioAgroPar), como forma de potencializar o desenvolvimento do agro-negócio paranaense, em especial as atividades produtivas vinculadas ao estrato de agricultura familiar. Por meio de ações de P&D que permitam a certificação e agregação de valor às matérias primas agropecuárias e seus resíduos gerados pela transformação agro-industrial, pretende-se contribuir para a geração de emprego e renda, melhoria da qualidade ambiental e ampliação do mercado brasileiro para exportação de produtos com melhor qualidade para o público consumidor. As estratégias prevêem o emprego de disciplinas e ferramentas relacionadas com a biotecnologia moderna e/ou clássica.

Objetivos específicos:
.   Implementação de uma rede de laboratórios para o plano paranaense de qualidade e rastreabilidade dos produtos agropecuários.
.   Ações regionais para os avanços científicos e tecnológicos da rede.

Palavras chaves: Biotecnologia aplicada. Agronegócio. Desenvolvimento da Agricultura Familiar. Metodologias Moleculares. Novos Produtos.