:: Projeto   

Nº Processo: 1041/2007
Título do Projeto: Equações de Difusão Generalizadas, Difusão Anômala e Soluções
Responsável: Prof. Dr. Ervin Kaminski Lenzi
Equipe: Prof. Dr. Ervin Kaminski Lenzi
Data início
(mês/ano):
04/2007 - 04/2009
Financiadores: FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
Descrição do Projeto: A compreensão da difusão anômala tem atraído à atenção de vários pesquisadores devido ao grande número de situações físicas que ela encontra-se relacionada, além de sua interdisciplinaridade. De fato, ela esta presente em várias situações tais como difusão em meios fractais, na relaxação ao equilíbrio em sistemas com memória temporal longa, no transporte através de um meio poroso, nas flutuações de sistemas financeiros, nas batidas do coração de um indivíduo saudável, em semicondutores amorfos e em micelas dissolvidas em água salgada.
Estas e outras aplicações que se encontram relacionadas com a difusão anômala tem motivado o estudo dos formalismos que são utilizados na descrição destes processos, com especial atenção para as equações de
difusão que empregam derivadas fracionarias ou possuem a presença de termos não-lineares. Neste sentido, dedicamos este projeto a investigar soluções (analíticas ou numéricas) para equações de difusão que estendem a equação de difusão por levarem em conta a presença de derivadas fracionárias na variável temporal e/ou espacial e a presença de termos não lineares. Nesse contexto, também, consideraremos a presença de forças externas atuando no sistema. Os resultados encontrados poderão ser aplicados em várias situações, além das já citadas, tais como na analise da distribuição de temperatura em hidrogênio cristalino sólido, difusão turbulenta, em modelos de lubrificação, no estudo do DNA e no fluxo assimétrico de fluídos.

Palavras chaves: Difusão anômala. Equação de Difusão. Soluções.