:: Dissertação

Título da Dissertação:

PROPRIEDADES ESTRUTURAIS E MAGNÉTICAS DE LIGAS Ni2,18Mn0,82Ga OBTIDAS POR SÍNTESE MECÂNICA

Nome do Aluno: YURI VINICIUS  BRUSCHI DE SANTANA
Banca Examinadora: Ivair Aparecido dos Santos (orientador)
Luiz Fernando Cótica - UNICENTRO-Guarapuava
Jurandir Hillmann Rohling - DFI/UEM
Data da Defesa: 04/02/2009
Download: Download
Resumo: Neste trabalho conduzimos estudos relacionados a síntese e determinação de propriedades estruturais, micro-estruturais e magnéticas das ligas magnetocalóricas com estrutura Heusler e estequiometria nominal Ni2,18Mn0,82Ga, obtidas por moagem em altas energias. Análises de refinamento estrutural através do método Rietveld em difratogramas de Raios X medidos em temperatura ambiente indicaram a presença das fases, martensítica com sete camadas de modulação (7M) e grupo espacial Pnnm, e austenítica com grupo espacial FM-3m, implicando que a temperatura de transição de fase estrutural se encontra na faixa de temperatura próxima a ambiente. Verificamos também que a porcentagem dessas fases varia de acordo com o tempo de moagem e o tratamento térmico pós moagem. Através de análises de microscopia eletrônica de varredura verificamos uma ampla distribuição de aglomerados compostos por pequenos micros e nano grãos de morfologias diferenciadas, tanto nas amostras tratadas quanto nas amostras não tratadas termicamente. Análises de magnetização em função da temperatura foram realizadas, nos possibilitando determinar a temperatura de transição ferro-paramagnética (temperatura de Curie TC), que variou de maneira significativa com relação ao tempo de moagem. A variação de entropia em função da temperatura, S (efeito magnetocalórico) foi calculada através da análise das curvas de magnetização em função do campo magnético a temperaturas constantes (isotermas). As amostras analisadas apresentaram valores pequenos de S quando comparadas as amostras fundidas de mesma composição. Entretanto, o poder de refrigeração encontrado para essas amostras mostrou-se extremamente elevado quando comparado com o de outros materiais, indicando que o método de moagem em altas energias configura-se como uma rota alternativa para a obtenção de materiais magnetocalóricos do sistema Ni-Mn-Ga, e que esses materiais podem ser utilizados como regeneradores em refrigeradores magnetocalóricos.

Palavras-chaves: Ligas-Heusler. Magnetocalórico. Moagem em altas energias.