Título da Dissertação:

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-MECÂNICA, MICROESTRUTURAL E TÉRMICA DE COMPÓSITOS À BASE DE NIÓBIO E HIDROXIAPATITA

Nome do Aluno: WILLIAM JÚNIOR DO NASCIMENTO
Banca Examinadora: Mauro Luciano Baesso (orientador)
José Marcos Sasaki (UFC)
Walter Moreira Lima (UEM)
Data da Defesa: 16/03/2009

O objetivo principal desta dissertação e encontrar condições de produção de  compositos biocompativeis de baixo custo, selecionar diferentes variaveis de sinterização que  possam melhorar o comportamento fisico-mecanico, microestrutural e termico dos compositos a base de niobio e hidroxiapatita, alem de identificar as possiveis interacoes matriz/reforco. Com o proposito de produzir um composito biocompativel ou simplesmente bioativo, a hidroxiapatita foi adicionada ao niobio puro e posteriormente ao pentoxido de  niobio nas proporcoes de 10, 20, 30, 40 e 50% em volume. A compactacao foi realizada na forma de disco de 10 mm de diametro e 2 mm de espessura, nas pressoes de 350, 450, 550 e  650 MPa, respectivamente. Para o primeiro tipo de composito, a sinterizacao foi realizada a vacuo na temperatura de 1300 oC e no segundo em um forno a ar na temperatura de 1000 oC.  Os efeitos destas condicoes nos compositos obtidos foram estudados em termos das  propriedades fisico-mecanicas, microestrutural e termicas. Desta forma, o estudo da influencia, tanto da composicao como da pressao de compactacao, foi realizado avaliando-se  as propriedades citadas com o emprego de diversas tecnicas de analise. Por outro lado, as condicoes de processamento utilizadas permitiram variar a quantidade de reforco que se deve  adicionar e estabelecer criterios para otimizar a pressao de compactacao e escolher o processo  de sinterizacao que pode reduzir o custo de producao. Dos resultados, observou-se que a composicao e a pressao de compactacao influenciaram significativamente as propriedades  fisicas e mecanicas, bem como, a microestrutura do composito. Alem disso, o estudo das  propriedades termicas dos compositos produzidos mostrou que as mesmas refletem no  comportamento microestrutural e de densificacao das diferentes amostras produzidas. Esta  caracteristica indica que a tecnica utilizada na producao das amostras proporciona uma  adequada interacao entre os elementos e uma gradativa melhora da sinterabilidade, o que  interfere na densificacao e no comportamento microestrutural dos compositos produzidos,  fatores estes que podem ser utilizados na procura por novos materiais biocompativeis.

Palavras -chaves: Fosfato de cálcio, Biocompósitos, Hidroxipatita, Niobio, Sinterabilidade.