:: Dissertação   

Título da Dissertação: DISPOSITIVOS ELETRO-ÓPTICO UTILIZANDO FASE NEMÁTICA
Nome do Aluno: Thiago Marques de Andrade
Banca Examinadora: Ivair Aparecido dos Santos (presidente)
Manoel Messias Alvino de Jesus - UTFPR/Apucarana
Newller Marcelo Kimura - DFI/UEM
José Roberto Dias Pereira - DFI/UEM
Data da Defesa: 08/03/2013
Download: Download
Resumo:

O presente trabalho estuda três sistemas eletrônicos para controlar a transmissão de luz que atravessa um dispositivo eletro-óptico, tal dispositivo é preenchido com cristal líquido na fase nemática (CLN), e foi construído com características semelhantes aos dos mostradores de CLN (displays) usados nas tecnologias de mostradores atuais. Os mostradores de cristal líquido tem como princípio de funcionamento o fenômeno físico conhecido como Transição de Fréedericksz, que é a mudança na orientação do vetor diretor da fase nemática de um cristal líquido na presença de um campo magnético ou elétrico. O dispositivo usado neste trabalho é constituído por dois substratos de vidro, quais as superfícies foram devidamente tratadas e coladas, o espaço entre os substratos de vidro foi preenchido com cristal líquido termotrópico (CLT) na fase nemática.
Os sistemas eletrônicos utilizados no controle da intensidade do sinal óptico foram o Pulse Width Modulation (PWM, que quer dizer modulação da largura do pulso), variação da amplitude de tensão e variação de frequência, sendo essa última a mais utilizada no controle de contraste de displays de cristal líquido. O sistema de PWM foi obtido com um circuito baseado no micro controlador PIC 16F628A, ao passo que o controle por variação de amplitude de tensão e frequência foi realizado com um gerador de funções.
As medidas experimentais utilizadas para fazer a comparação dos sistemas de controle foram realizadas em um espectrofotômetro, configurado para medir a transmitância de luz que atravessava o dispositivo com cristal líquido.

Palavras chaves: Cristal líquido, termotrópico, display, modulação.