Título da Dissertação: REORIENTAÇÃO MOLECULAR, CORRENTE ELÉTRICA E ENERGIA DE ANCORAMENTO EM NEMÁTICOS
Nome do Aluno: Rodolfo Teixeira de Souza
Banca Examinadora: Luiz Roberto Evangelista (orientador)
Hatsumi Mukai - DFI/UEM
Elisabeth Andreoli de Oliveira - USP
Data da Defesa: 02/06/2009
Resumo: As deformações elásticas nos cristais líquidos nemáticos são obtidas mediante minimização da energia livre. Quando o cristal líquido é confinado, a superfície pode induzir deformações que se espalham por toda a amostra. Se um campo externo é aplicado, as moléculas tendem a orientar-se na direção do campo se a anisotropia dielétrica for positiva ou perpendicular à ele se negativa. Assim, tanto campos externos quanto interações com a superfície afetam o perfil do diretor. Quando investigamos a amostra do ponto de vista das respostas elétricas, podemos tratar o meio nemático como um circuito de resistência e capacitância em paralelo. Quando o ancoramento é forte, enfatizamos a presença de um pico na corrente no momento da transição de Freédericksz. Se o ancoramento é fraco, podemos conectar a corrente elétrica no ponto de máxima intensidade com a energia de ancoramento. Se considerarmos um potencial maior que o potencial crítico de Fréedericksz, suficiente para que o diretor, no meio da amostra, já esteja paralelo ao campo, podemos considerar a amostra como uma célula híbrida, e obter uma expressão para o perfil do diretor. Tal expressão permite obter uma relação analítica entre a corrente e a energia de ancoramento. Para que esse objetivo seja alcançado, a densidade de energia livre é investigada; as contribuições do campo elétrico e a energia de superfície, bem como as condições de contorno, são discutidas; diversas aplicações são apresentadas; o perfil de resistência, capacitância e corrente elétrica para as situações de ancoramento forte e fraco é mostrado; finalmente, uma forma alternativa de estimar a energia de ancoramento é proposta.

Palavra chave: Corrente elétrica. Energia de ancoramento. Reorientação Molecular. Transição de Freedericksz. Cristais Líquidos nemáticos.