Título da Dissertação: PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA MAGNETOELÉTRICO (x)BiFeO3-(1-x)BaTiO3
Nome do Aluno: Ricardo Augusto Mascarello Gotardo
Banca Examinadora: Ivair Aparecido dos Santos (orientador)
Ducinei Garcia - UFSCAR
Antonio Medina Neto - DFI/UEM
Data da Defesa: 20/03/2008
Resumo: Atualmente, materiais multiferróicos magnetoelétricos têm atraído grande interesse da comunidade científica internacional por poder apresentar, em uma mesma fase, ordenamentos elétrico (ferroelétrico) e magnético. Entre os materiais multiferróicos magnetoelétricos que despertam interesse para aplicações tecnológicas, o BiFeO3 é um dos mais promissores, pois apresenta elevadas temperaturas de ordenamento ferroelétrico e antiferromagnético. Uma das principais dificuldades em se trabalhar com o BiFeO3 é a sua alta condutividade elétrica e baixa permissividade dielétrica, além da dificuldade de se obter este material totalmente monofásico. Uma alternativa largamente empregada para transpor tais limitações é a do processamento do BiFeO3 com outros materiais que possuam estrutura perovskita, e que apresentem altas permissividades dielétricas, tais como o PbTiO3 e o BaTiO3. Neste trabalho, empregamos a moagem em altas energias para processar amostras do sistema (x)BiFeO3-(1-x)BaTiO3, para 0,9 ≥ x ≥ 0,6, com  o objetivo de potencializar as propriedades do multiferróico magnetoelétrico BiFeO3. As caracterizações estruturais e microestruturais revelaram a formação de materiais monofásicos, com estrutura perovskita distorcida e com a predominância do grupo espacial R3c. O pós cerâmicos apresentaram tamanhos médios de partícula de escala nanométrica, enquanto as cerâmicas apresentaram altas densidades relativas, com grãos de morfologia relativamente homogênea. Todos os materiais processados apresentaram ordenamentos antiferromagnético e ferroelétrico à temperatura ambiente, compermissividades dielétricas superiores a do BiFeO3 puro.