:: Dissertação

Título da Dissertação: INFLUÊNCIA DA VISCOSIDADE DE SUPERFÍCIE, ENERGIA DE ANCORAMENTO, ESPESSURA E ÂNGULO NA SUPERFÍCIE NO TEMPO DE RELAXAMENTO DE CRISTAIS LÍQUIDOS NEMÁTICOS
Nome do Aluno: Renato Ferreira de Souza
Banca Examinadora: Luiz Roberto Evangelista (orientador)
Rafael Soares Zola (co-orientador) - UTFPR/Apucarana
Rodolfo Teixeira de Souza - UTFPR/Apucarana
Breno Ferraz de Oliveira - DFI/UEM
Data da Defesa: 04/12/2013
Download: Download
Resumo:

Neste trabalho, estudamos numérica e analiticamente a influência da viscosidade de superfície  nos tempos característicos de relaxação de uma célula de cristal líquido nemático. A equação que descreve o relaxamento foi obtida a partir da equação da energia livre de Frank e do modelo de Derzhanski e Petrov para as condições de contorno. Essas equações foram resolvidas analiticamente para o caso de pequenas deformações e de constantes elásticas com valores muito próximos. Para a realização do estudo, escolhemos a geometria de alinhamento vertical e um cristal líquido com anisotropia dielétrica negativa. Também, foi desenvolvido um algorítimo capaz de resolver essas equações numericamente sem nenhum tipo de aproximação. Utilizando esse algorítimo, obtvemos a distribuição do diretor em função do tempo ao longo da célula. A partir desse resultado, foram obtidos os tempos de relaxação do sistema, com os quais analisamos como a variação de alguns parâmetros influenciam cada um dos tempos característicos deles, em especial, a viscosidade de superfície. Com isso, uma comparação com os resultados analíticos foi realizada. Os resultados indicam que, sob certas circunstâncias, a viscosidade de superfície é crucial para a determinação correta dos tempos de relaxação do sistema. Essas situações são importantes do ponto de vista industrial. Experimentalmente, ainda não foram desenvolvidas técnicas capazes de identificar o valor da viscosidade de superfície para a geometria estudada. Dessa forma, esperamos que este trabalho aponte aponte para situações em que esse parâmetro possa ser medido com mais facilidade.

Palavras chaves: Cristal Líquido, Viscosidade de Superfície, Tempo de resposta.