Título da Dissertação: ESTUDOS ORIENTACIONAIS DE UM SISTEMA AUTO-MONTADO NAS VIZINHANÇAS DO ALINHAMENTO HOMEOTRÓPICO
Nome do Aluno: PAULA APARECIDA AYABE PEREIRA
Banca Examinadora: LUIZ ROBERTO EVANGELISTA (orientador)
FRANCISCO CARLOS SERBENA - UEPG
SUZANA NÓBREGA DE MEDEIROS - DFI/UEM
Data da Defesa: 26/05/2006
Resumo: Os estados orientacionais de um sistema auto-montado (membrana) são analisados por meio de um desenvolvimento em serie de potencias do angulo de inclinação nas vizinhanças do alinhamento homeotropico. O sistema consiste de N moleculas na forma de bastões rigidos depositadas sobre um substrato isotropico. As moleculas interagem entre si por meio do potencial de Lennard-Jones, estendido para o caso de moleculas longas, e tambem com o substrato. A partir dessas interações, a energia total da parte uniforme é construída de maneira exata e depois aproximada por uma série de potências, resultando numa abordagem semelhante µa teoria de Landau para as transições contínuas. Embora simplificado, o modelo é útil para o estudo das transições entre os estados, usando como parametro de controle a densidade superficial de moleculas. Esse desenvolvimento tambem permite investigar o papel do comprimento da cadeia molecular na terminação dos estados orientacionais do sistema. Desse modo, é possível realizar uma comparação ao preliminar entre as predições do modelo e alguns poucos resultados experimentais disponíveis.