Título da Dissertação: MÉTODO PSEUDOMOLECULAR PARA A OBTENÇÃO DAS CONSTANTES ELÁSTICAS PARA UM POTENCIAL DE MODELO DE REDE
Nome do Aluno: Patrick dos Santos Simonário
Banca Examinadora: Luiz Roberto Evangelista (orientador)
Fernando Carlos Messias Freire - DFI/UEM
Rodolfo Teixeira de Souza - UTFPR/Apucarana
Breno Ferraz de Oliveira - DFI/UEM
Data da Defesa: 20/02/2014

O argumento principal deste trabalho é descrever os cristais líquidos nemáticos do ponto de vista teórico usando para isso a teoria elástica. Dentro desta teoria, dos vários métodos conhecidos,  o método pseudomolecular é utilizado para determinar as constantes elásticas do meio. Serão apresentados alguns modelos que podem ser encontrados na literatura e principalmente aquele que foi usado como base para o trabalho. A contribuição aqui foi descrever as constantes elásticas de um nemático usando o método pseudomolecular, por meio de um potencial de interação intermolecular. O potencial utilizado no trabalho é uma variação de um modelo de rede (proposto por Humphries, Luckhurst e Romano em 1981) no qual se obtiveram as grandezas físicas usando métodos computacionais e simulações de Monte Carlo. Foram obtidos, assim, novos resultados para as constantes elásticas adaptando o modelo de rede ao método pseudomolecular.
O trabalho é dividido da seguinte maneira. Primeiramente, serão discutidos alguns fatos históricos importantes a respeito dos cristais líquidos; depois, as fases classificações, o que leva aos cristais líquidos nemáticos, principal objeto de estudo do trabalho, tomando o cuidado de apresentar bem o problema e as grandezas físicas mais relevantes, como o vetor diretor, o parâmetro de ordem tensorial, a densidade de energia elástica e, consequentemente, as constantes elásticas, que serão definidas com mais atenção.
Após essa parte inicial, o método pseudomolecular é definido, levando em conta a forma do volume de interação que, nesse caso, tem a forma de um elipsoide de revolução, com a excentricidade sendo o parâmetro que o define. O método pseudomolecular é construído para um potencial de interação genérico, que tem todos os casos estudados no trabalho como casos particulares. Casos esses que serão usados para ilustrar como utilizar o método para determinar as constantes elásticas em uma amostra de cristal líquido nemático.
Por fim, o método será utilizado no potencial de modelo de rede e as constantes elásticas foram encontradas, de maneira analítica, como funções da anisotropia da polarizabilidade e da excentricidade.

Palavras chaves: Método pseudomolecular; constantes elásticas; modelos de rede.