:: Dissertação   

Título da Dissertação: ESTUDO DA DISSOCIAÇÃO DA ILMENITA NATURAL INDUZIDA POR MECANOSÍNTESE E TRATAMENTOS TÉRMICOS
Nome do Aluno: MARCOS LOPES GUERREIRO
Banca Examinadora: IVAIR APARECIDO DOS SANTOS (orientador)
EUDES BORGES DE ARAÚJO - UNESP - UNESP - Ilha Solteira
SUZANA NÓBREGA DE MEDEIROS - DFI/UEM
Data da Defesa: 07/04/2006
Download: Download
Resumo: O titânio foi descoberto em 1791, por William Gregor, no minério iImenita (FeTiO3), após tratamento com ácido clorídrico e ácido sulfúrico concentrado, obtendo o TiO2 em uma forma impura. M. H. Klaproth, quatro anos depois, redescobriu o elemento, de forma independente, obtendo o que chamamos de rutilo (TiO2). Este elemento desperta grande interesse devido as suas propriedades de tenacidade, leveza, resistência à corrosão, opacidade, inércia química, toxidade nula, elevado ponto de fusão, brancura, alto índice de refração e alta capacidade de dispersão. Este elemento não ocorre livre na natureza e sim em compostos,  principalmente na forma de rutilo (TiO2) e iImenita (FeTiO3). Ele é um metal de abundância significativa, sendo o nono mais abundante entre todos os elementos da crosta terrestre e o segundo entre os metais de transição.
Para a fabricação de pigmentos de TiO2, existem dois processos comercias bem estabelecidos: o processo “sulfato” e o processo “cloreto”. O processo sulfato, mais antigo, utiliza a ilmenita ou escória titanífera (slag) para reação com ácido sulfúrico, sendo removida uma porção do sulfato de ferro formado. Posteriormente, o hidróxido de titânio é precipitado por hidrólise, filtrado e calcinado. O processo “cloreto”, mas recente, utiliza o rutilo como matéria-prima ideal, podendo utilizar o rutilo sintético, a escória titanífera e o anatásio (outra forma pilomórfica do TiO2) como opções. Poucos problemas de poluição ambiental são encontrados na produção de pigmentos a partir do rutilo, ao contrário da ilmenita. De fato, o processo por cloretação, utilizando alimentação de rutilo, gera cerca de 0,2 tonelada de rejeito por tonelada de TiO2 produzido, enquanto o processo por sulfatação, usando ilmenita, gera 3,5 t de rejeitos por tonelada do produto. Todavia, a utilização de minério de ilmenita para se obter o TiO2 justifica-se uma vez que este é um mineral de grande abundância na natureza, ao contrário do minério de TiO2, que tem uma ocorrência muito escassa, com previsão para esgotar-se brevemente.
Considerando o exposto acima, duas linhas de pesquisa foram seguidas neste trabalho de dissertação de mestrado para a dissociação da ilmenita, induzida por moagem am altas energias. A primeira consiste na moagem em altas energias, em atmosfera livre (ar), do minério de ilmenita (ilmenita natural). A segunda consiste na moagem em altas energias, em atmosfera livre e inerte (Ar), da ilmenita natural com a adição de hematita (?-Fe2O3) numa proporção de 1:1. Em ambos os casos as amostras foram submetidas a tratamentos térmicos pós-moagem por diferentes tempos e temperaturas.  Na abordagem experimental, com vistas à determinação das propriedades estruturais e microestruturais da amostras obtidas, foram empregadas as técnicas de Difratometria de Raios-X, Microscopia Eletrônica de Varredura e Espectroscopia Mössbauer. Os resultados obtidos indicam que tanto para a ilmenita natural pura, quanto para a ilmenita misturada com hematita, a completa dissociação da carga de moagem em dióxido de titânio e demais compostos se dá em tratamentos efetuados em atmosfera redutora (H2) a 1000 ºC, por 20 h. Para tanto, é necessário que em ambos os casos as amostras sejam previamente submetidas à moagem em altas energias, um intervalo de tempos de 24 h, em ar. Além da redução do tamanho de grãos, introdução de defeitos na rede cristalina e do tensionamento mecânico; a moagem em altas energias promove o contato mais íntimo entre a carga e o oxigênio contido no ar, o qual contribui muito para a reação de dissociação dos compostos durante o tratamento térmico, o que não acontece quando as amostras são termicamente tratadas em atmosfera inerte (Ar). De fato, na amostra de ilmenita natural com hematita, ao ser tratada em atmosfera de Ar a 1000 ºC por 24 h, também ocorrem mudanças na estrutura e microestrutura da carga de moagem, porém, a dissociação esperada não ocorre.
Palavras chaves: Ilmenita natural, rutilo, titânio.