:: Dissertação   

Título da Dissertação: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE VIDROS ALUMINOSILICATO DE CÁLCIO DOPADOS COM EURÓPIO, COM CONCENTRAÇÃO DE SÍLICA ENTRE 7 E 30%
Nome do Aluno: Marcelo Sandrini
Banca Examinadora: Antonio Medina Neto (orientador)
Juraci Aparecido Sampaio - UENF
Jurandir Hilmann Rohling - DFI/UEM
Data da Defesa: 30/08/2012
Download: Download
Resumo: Neste trabalho, foi revisitada a habilidade de formação de vidros aluminosilicato de cálcio (CAS) dopados com íons de európio com diferentes concentrações de SiO2, em especial a formação de vidros com concentração entre 7 e 30%  em massa, que até então não foram obtidas. A proposta deste trabalho foi à utilização de fritas de vidros como material precursor para as amostras dentro deste intervalo. Tais fritas são provenientes dos vidros LSCAS e CAS com 7% e 35% de sílica em massa, respectivamente, ambas dopadas com 2,5% de európio. A escolha destas composições se dá pelo fato de que ambas podem ser facilmente obtidas por fusão a vácuo e seus processos de produção já são bem dominados pelo grupo GEFF (Grupo de Estudos de Fenômenos Fototérmicos).
A partir deste procedimento foram produzidas amostras com concentrações de 7, 10, 15, 20, 25, 30 e 35% em massa de SiO2, dopadas com 2,5% de Eu2O3 sendo que, apenas para a amostra com 25% não ocorreu vitrificação. A análise e caracterização das fases formadas, bem como sua homogeneidade, foram realizadas através de espectroscopia Raman e Análise Térmica, os resultados mostraram que as amostras dentro do intervalo crítico de concentração de sílica apresentaram formação de uma única fase para cada amostra, sendo estas intermediárias as fases limites (7 e 30% de SiO2). Foram também investigadas suas propriedades térmicas, ópticas e termo-ópitcas, as quais não mostraram alterações significativas quando comparadas a amostras com diferentes concentrações de sílica preparadas pelo método convencional. Por fim, com o objetivo de comparar e complementar o trabalho realizado por J.R.M. Viana[1] foram investigados os estados de valência dos íons de Európio nesta matriz vítrea e suas propriedades luminescentes em função da concentração de SiO2.
Os resultados indicam que a utilização das fritas de vidros como precursores é uma alternativa eficaz para obtenção das amostras de aluminosilicato de cálcio preparadas a vácuo, no intervalo de composição no qual não foi obtido a vitrificação através do processo convencional.

Palavra chave: Íons de Európio. Espectroscopia Raman em vidro. Análises térmicas.