:: Dissertação   

Título da Dissertação: INVESTIGAÇÃO DA EFICIÊNCIA QUÂNTICA DE LUMINESCÊNCIA PELA TEORIA JUDD-OFELT: APLICAÇÃO AOS VIDROS ALUMINOSILICATO DE CÁLCIO DOPADOS COM ÉRBIO
Nome do Aluno: Leandro de Santana Costa
Banca Examinadora: Antonio Medina Neto (orientador)
Alysson Steimacher - UFMA/Campus de Imperatriz
Jurandir Hillmann Rohling - DFI/UEM
Data da Defesa: 25/08/2014
Download: Download
Resumo:

Como objetivo principal deste trabalho estudamos a teoria de Judd Ofelt para utilizá-la como mais uma ferramenta de caracterização espectroscópica dos vidros produzidos por nosso grupo, analisamos os principais aspectos das aproximações feitas nesse modelo, que tem o propósito de explicar as transições que ocorrem na camada 4f dos íons Terra Rara sob a ação do campo cristalino da matriz vítrea que, pelas regras de seleção da mecânica quântica, não poderiam ocorrer. Neste trabalho nos concentramos em aplicar a teoria de Judd Ofelt na análise das propriedades luminescentes dos vidros aluminosilicatos de cálcio com a dopagem do íon Érbio (Er3+) em 0,5% em massa variando a concentração de sílica no intervalo de 7 a 55% em massa. Nosso estudo se concentrou na transição do íon Er3+ na região de 1535 nm, muito utilizada na produção de lasers e cabos de fibra óptica, região essa chamada de “terceira janela” de transmissão óptica. Usando o cálculo do número de íons por centímetro cúbico, índice de refração, espectro de absorção e a aplicação da teoria de Judd Ofelt obtivemos cerca de 94% para a eficiência quântica do estado 4I13/2 (E ~ 6667cm-1 → λ= 1,5 µm) desses vidros. Resultado que é coerente com as propriedades do dopante utilizado, como a estabilidade na sua forma iônica Er3+ não apresentando outros estados de valência, e também pela perda mínima de energia em seu meta estado 4I13/2.

Palavras chaves: Vidros aluminosilicatos de cálcio - Propriedades térmicas. Vidros aluminosilicatos de cálcio - Propriedades ópticas. Vidros aluminosilicatos de cálcio - Propriedades termo ópticas.