:: Dissertação

Título da Dissertação: Cálculo das constantes elásticas de um cristal líquido nemático: interação quadrupolar
Nome do Aluno: Fernando Carlos Messias Freire
Banca Examinadora: Luiz Roberto Evangelista (orientador)
Suhaila Maluf  Shibli - IFUSP
Cesar Canesin Colucci - DFI/UEM
Data da Defesa: 13/05/2004
Download: Download
Resumo: Neste trabalho nós avaliamos as constantes elásticas de um Cristal Líquido Nemático (CLN), admitindo que a interação quadrupolar é a única responsável pela fase CLN. Nós consideramos uma situação realística e geral, admitindo um volume de interação da forma elipsoidal e um potencial intermolecular (quadrupolar) blindado. A introdução de um volume de interação anisotrópico permite uma investigação detalhada do comportamento das constantes elásticas como uma função desta anisotropia, representada por uma excentricidade e do volume elipsoidal. As constantes elásticas do volume são negativas para e = 0 (aproximação esférica) e função monotonicamente crescente de e, quando e (tende) 1, permanecendo negativos em toda a extensão dos valores da excentricidade. Pelo contrário, as constante do tipo superfície K13 e K24 são positivas para e = 0 e ficam negativas para e & 0:9. O modelo pseudo-molecular mostra que apenas a energia de interação do tipo quadrupolar não pode dar origem a uma fase CLN.