:: Dissertação   

Título da Dissertação: ESTUDOS DAS BLENDAS POLIMÉRICAS PC/PMMA CO-DOPADAS COM COMPLEXOS ORGÂNICOS DE ÍONS DE Eu+3 E Tb+3
Nome do Aluno: Fábio Luis Hegeto
Banca Examinadora: Antonio Carlos Bento (Orientador)
Norberto Cella - IPRJ/UERJ
Jurandir Hillmann Rohling - DFI/UEM
Data da Defesa: 15/05/2014
Download: Download
Resumo:

Com o desenvolvimento das técnicas de separação dos terras raras e com a produção em grande escala, o consumo mundial dos terras raras cresceu rapidamente, devido às suas aplicações tecnológicas, principalmente em novos materiais emissores de radiação eletromagnética na região do UV/VIS, com base nas transições eletrônicas lantanídeas. Neste trabalho, são apresentadas blendas poliméricas PC/PMMA luminescentes em diferentes porcentagens mássicas codopadas com complexos orgânicos de acetilacetonato de lantanídeos III, utilizando uma porcentagem fixa para os íons ternários de Térbio e Európio. Os filmes poliméricos puros e dopados apresentam uma boa transparência da radiação eletromagnética no espectro visível. Para a caracterização de emissão e de absorção, utilizamos a técnica de espectroscopia fotoacústica para esta e a de espectroscopia fotoluminescente para a análise de emissão. Para espectro de emissão, foi utilizado um espectrofluorímetro comercial da empresa Perkin Elmer e um setup montado em nosso laboratório.

Palavras chaves: Blendas poliméricas PC/PMMA luminescentes. Espectroscopia fotoacústica. Espectroscopia fotoluminescente.