Título da Dissertação: FLUTUAÇÕES POSTURAIS NO EQUILÍBRIO ESTÁTICO: ADAPTAÇÕES COM A POSTURA DE PERNA ÚNICA
Nome do Aluno: Edenize Sodré dos Santos
Banca Examinadora: Renio dos Santos Mendes (orientador)
Isabel Tamara Pedron - UNIOESTE
Pedro Paulo Deprá - DEF/UEM
Sérgio de Picoli Junior - DFI/UEM
Data da Defesa: 10/01/2013

Neste trabalho, utilizamos técnicas de física estatística para investigar padrões nas flutuações posturais que caracterizam o equilíbrio estático em seres humanos. Especificamente, analisamos o comportamento da velocidade do centro de pressão (CP) de 5 indivíduos saudáveis, nas posições normal e de perna única (direita e esquerda). Utilizamos uma plataforma de força para registrar as coordenadas ântero-posterior e médio-lateral do CP. Investigamos as correlações temporais na série das velocidades, a distribuição das velocidades e a dos intervalos de tempo de retorno delas. Primeiramente, utilizando o método Detrended Fluctuation Analysis (DFA), verificamos que a série das velocidades apresenta comportamento persistente (H>0,5) para intervalos de tempo menores que um certo valor nc e comportamento antipersistente (H<0,5) para intervalos de tempo maiores que nc. A seguir, verificamos que a distribuição das velocidades apresenta um comportamento não-Gaussiano, sendo consistente com uma distribuição q-Gaussiana com q>1. Além disso, verificamos que a distribuição dos intervalos de tempo de retorno das velocidades exibe comportamento não-exponencial, bem ajustado por uma distribuição exponencial alongada. Em cada caso, comparamos os valores dos parâmetros relevantes para cada posição: normal, perna direita e perna esquerda. Finalmente, discutimos o significado de alguns dos principais resultados.

Palavras chaves: Mecânica estatística