Título da Dissertação: SÍNTESE E PROPRIEDADES FERRÓICAS DO COMPOSTO LuFe2O4
Nome do Aluno: Diego Seiti Fukano Viana
Banca Examinadora: Ivair Aparecido dos Santos (orientador)
Sérgio Gama - UNIFESP
Antonio Medina Neto - DFI/UEM
Data da Defesa: 25/02/2011

Nos últimos anos, os materiais multiferróicos magnetoelétricos monofásicos têm despertado um grande interesse da comunidade científica por apresentarem mais de uma propriedade ferróica. O LuFe2O4 é um material muito promissor, pois apresenta propriedades físicas que o destacam em meio aos multiferróicos, tais como o efeito magnetodielétrico e a sintonabilidade dielétrica gigantes a temperatura ambiente. Nesse trabalho foi empregada a moagem em altas energias para processar amostras policristalinas de LuFe2O4, visando potencializar as propriedades elétricas e magnéticas do material. O procedimento de obtenção da cerâmica monofásica se deu por dois caminhos, um partindo do pó calcinado e o outro utilizando o método da sinterização reativa. As caracterizações estruturais e microestruturais revelaram a formação de materiais monofásicos para os compostos após a calcinação, enquanto que para as amostras na forma de cerâmica os resultados encontrados revelaram a presença de duas fases espúrias em pequena quantidade. As propriedades elétricas e magnéticas das amostras obtidas revelaram-se similares às encontradas na literatura para monocristais e policristais. No entanto, alguns diferenciais foram observados durante a pesquisa, tais como uma magnetização remanescente e um campo coercitivo menor que aqueles reportados em monocristais. A amostra cerâmica apresentou uma condutividade elétrica elevada a temperaturas acima de, aproximadamente, 210 K devido à presença de fases espúrias condutivas.

Palavras Chaves: Ferroelétrico. Ferromagnético. Multiferróico.