:: Dissertação   

Título da Dissertação: Transição de fase nemática calamítica - isotrópica reentrante: um  estudo de parâmetros ópticos e elásticos
Nome do Aluno: Wladimir Sérgio Braga
Banca Examinadora: Antonio José Palangana (orientador)
Antonio Laverde Júnior - UNIPAR (Umuarama)
José Roberto Dias Pereira - UEM
 Data da Defesa: 30/06/2004
Download: Download
Resumo: Neste trabalho foram estudadas, inicialmente, a formação e relaxação de estruturas periódicas induzidas por campo magnético em amostra nemática calamítica da mistura: laurato de potássio, decanol e água. O processo de relaxação de tais estruturas culmina com a formação de elipses. Com base na teoria elástica contínua, medidas da razão do comprimento entre o eixo maior e menor da elipse permitiram obter a razão K33/K11 em função da temperatura, onde K33 é a constante elástica de “bend” e K11 a constante elástica de “splay”. Amostras nemáticas preparadas a base de D2O e dopadas com ferrofluido foram também investigadas no presente trabalho.
Numa segunda etapa, o diagrama de fases clássico das misturas liotrópicas de laurato de potássio, decanol e D2O, proposto por L.J.Yu e A.Saupe, foi investigado. Uma nova sequência de fases, não prevista no referido diagrama, isotrópica reentrante - nemática calamítica – isotrópica foi caracterizada através de uma análise digital de texturas, com e sem orientação magnética, via microscopia óptica de luz polarizada acoplada a uma câmera digital CCD. Medidas complementares de densidade, com alta resolução, realizadas por meio de um densímetro DMA – 60 são consistentes com a sua existência.